domingo, 20 de maio de 2012

Crónica Surpresa (Indicações!)


Olá, olá! Estamos todos bons? (Aquelas pessoas que fazem perguntas na 1ª pessoa do plural)

Eu sei que hoje deveria sair o verdadeiro fim das Crónicas de uma Guerra Secreta. Mas como ainda só temos 4 votos no "SIM", em que dois foram meus, decidi adiar este final tão esperado até ter mais votos favoráveis. Por isso toca votar!

Em vez disso escrevi mais uma crónica surpresa que na minha opinião pessoal e totalmente imparcial, está estupenda! Mas isso é só a minha opinião...

Indicações!



Hoje trago-vos um tema muito actual da nossa sociedade que se tem vindo a agravar ao longo do tempo. Falo-vos do acto de dar ou pedir indicações.

Existem duas coisas que me chateiam solenemente quando um condutor pára para me pedir indicações. A primeira é quando, após eu lhe ter dito que é para seguir em frente e virar na primeira à direita, umas 50 vezes, e o senhor condutor me ter confirmado, com acenos repetidos, que tinha entendido perfeitamente a minha explicação, segue em frente e a primeira coisa que faz é virar  à esquerda! É que parece que só me querem chatear!
A segunda é quando o condutor não me leva a sério, e após também vários acenos, segue em frente para voltar a parar passados 10 metros, perguntando novas indicações a outro transeunte qualquer. Essas pessoas das duas uma: ou não têm qualquer respeito pelos sentimentos dos peões, que atrasaram a sua vida para ajudar um estranho, ou julgam que têm um carro invisível e que podem parar 10 metros à frente sem que eu os veja...

Agora falando das pessoas que dão indicações. Para facilitar este processo descritivo dividi esses transeuntes em 3 grupos.
Temos os simplificadores:

Condutor – Ora muito bom dia, era para o Centro de Estética de Mangualde!
Transeunte simplificador -  Ora, isso é muito simples, só tem de seguir em frente que vai lá dar.
Condutor – Mas em frente diz estrada sem saída?!
Transeunte simplificador – Ah, isso parece, mas não é. Acredite que tenho muitos anos disto. É sempre em frente.

Temos os indecisos:
Condutor- Olá, muito bom dia! Olhe, pode-me dizer onde fica a Associação Recreativa dos Amigos dos Joanetes?
Transeunte indeciso – Olhe, por acaso também vou para lá agora. Então: vira na primeira à direita, depois vai encontrar uma rotunda onde é a terceira saída, depois vira à esquerda... Não, espere! Se calhar vira agora à esquerda, depois passa pela Repsol...

E após ter dado mais de 6 percursos diferentes, cada um mais esquisito que o anterior, finalmente, chega a uma conclusão:

Transeunte indeciso – Não, afinal não sei o caminho...
Condutor – Então mas não ia para lá?
Transeunte indeciso – Não...

Por fim, temos os que não se estão para se chatear:

Condutor – Ora boas! Como se vai para Moscavide?
Transeunte que não se está para chatear – Não sei, sou turista...
Condutor – Mas na sua camisola diz “Guia Turístico de Moscavide”? Tem a certeza que não sabe?
Transeunte que não se está para chatear – Ah... Não... É que isto foi oferta.. – E desata a correr.

Resta-me falar de um tipo de transeunte que por ser tão restrito, inclui-o no grupo dos transeuntes indecisos, só que num sub-grupo que eu gosto de chamar de: os transeuntes com a mania que são o Salvador Dali. Ora, estes peões não se limitam a dar-nos indicações orais, eles insistem em desenhar-nos o percurso. Só me encontrei com um transeunte com a mania que é o Salvador Dali uma vez, e foi assim:

Eu – Bom dia, sabe me dizer como vou daqui para o Colombo?
Transeunte com a mania que é o Salvador Dali – Sei sim senhor! Por acaso não tem papel e caneta?
Eu – Não...
Transeunte com a mania que é o Salvador Dali – Ah, não faz mal que eu tenho aqui! Então deixe-me fazer um desenho...





Transeunte com a mania que é o Salvador Dali – Pronto, aqui tem. Pus-lhe aí 3 alternativas diferentes! Boa Viagem!
Eu – Ah, obrigado. Acho que já estou a reconhecer este do meio...

Na realidade, eu não estava a reconhecer coisíssima nenhuma, mas não queria magoar os sentimentos do senhor...



Conclusão: Quando os gorilas comem os grilos, então é porque já não há mais barcos no mar!

Hasta!

Vejam aqui a crónica "Escolher a Roupa!", e aqui a do "Futebol"!

7 comentários:

  1. Ahaha, está simplesmente awesome!:D É a minha crónica preferida! Continua assim!;D *****

    ResponderEliminar
  2. Esqueceste o meu tipo de transeunte: os que dão sempre as indicações erradas mas acham que estão certos!

    Brutal Tiago, está de rir mesmo :D Escreve mais!

    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah, muito obrigado Sofia!! Fico muito contente que gostem das crónicas!

      Eliminar
  3. E aqueles que nao sabem distinguir a esquerda da direita?! Sinto me excluida das tuas cronicas!!!

    ResponderEliminar
  4. Tiago espetacular... Melhor só mesmo vacas em fogo..

    João

    ResponderEliminar